Menu Principal

APOIO
Prefeitura Municipal de Guaíba
 
Nobre e Guaíba

NEIMAR COMENTA O PRIMO FAMOSO - DEZEMBRO/1985

        As irmãs Luci e Iolanda “Mimosa” Miranda tiveram os filhos Neimar e José. O primeiro é hoje  o vereador e secretário municipal dos Transportes Neimar Duarte enquanto José se tornou conhecido em todo o Estado e no País como Carlos Nobre.

        Falando sobre o primo irmão Neimar nos diz que “estávamos sempre em contato  e a última vez que conversamos foi na Feira do Livro com o lançamento de “Nobre e Outras Boas”. Era uma pessoa de fácil comunicação, deixando sólidas amizades por onde passasse graças ao entusiasmo, otimismo e gosto pela vida. A todo momento deixava transparecer, com lirismo e alegria, o grande apego que tinha por Guaíba, a extraordinária  afeição pelos amigos da terra, e o grande amor pela suas origens. Foi merecidamente homenageado por Solón Tavares, com uma medalha comemorativa, pelo destaque e elevação do nome de Guaíba perante a comunidade riograndense. A última vez que esteve em visita á terra, foi por ocasião da inauguração da loja Soberana dos Móveis, em 1982.

        “Carlos Nobre, sem dúvida nenhuma, é um dos filhos mais ilustres de nosso Município, não apenas pelo sucesso profissional conquistado por força de um extraordinário talento que sempre teve o reconhecimento do público ouvinte de rádio e dos telespectadores, quando eram produzidos programas humorísticos locais, e que se ampliaram quando abraçou o humor jornalístico, mas acima de tudo por que transformou a cidade de Guaíba numa mensagem permanente de alegria, otimismo e de trabalho.”

        No número três do Jornal O Guaíba, em 20 de janeiro de 1965, o guaibense José Evaristo Villalobos, que poucos sabem tratar-se do Carlos Nobre, humorista de quatro costados, iniciou uma série de colaborações, escrevendo sobre um assunto do qual muito se orgulhava: sua terra natal.

        Nos arquivos encontramos essa primeira crônica que levava o título de “ oba Guaíba”, onde ele não só contou um pouco de sua vida como fez uma apologia à sua terra citando pessoas queridas a todos os guaibenses.

        “ A maior emoção que tive na vida foi nascer ...” disse Carlos Nobre naquela ocasião. Segunda feira, a emoção quem teve foram os gaúchos, com sua morte aos 56 anos.



 
Design by Tagline.net