Menu Principal

APOIO
Prefeitura Municipal de Guaíba
 
Trajetória

Por Luiz Artur Ferraretto. (2)

A partir de um pequeno quadro, que explora o futebol, escrito por Luiz Gualdi para a Rádio Gaúcha, em 1953, um intérprete de músicas românticas em início de carreira vai acabar se transformando no mais importante humorista do Rio Grande do Sul.

Sobrevive, inclusive, ao fim do espetáculo radiofônico, com seu trabalho aparecendo também na forma de apresentações teatrais, programas de TV, colunas de jornal e livros.
Um pouco antes de enveredar pelo humor e fugindo às proibições maternas, José Evaristo Villalobos Júnior adota o pseudônimo Carlos Nobre, o mesmo escolhido por Nomar Nobre Chatelain, então intérprete conhecido no Rio de Janeiro, onde, com freqüência, apresenta-se no rádio, em especial no Programa Paulo Gracindo, da Nacional.

VOZES DO RÁDIO PUCRS. (3)

José Evaristo Villalobos Júnior, o Carlos Nobre, nasceu na cidade de Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre, em sete de abril de 1929. Iniciou a carreira de radialista cantando seresta. Em 1954, já na Rádio Gaúcha, começou a levar ao público seu humor no programa "Jogo Bruto", que daria origem ao Campeonato em Três Tempos, pela simples mudança de nome. A atuação de Carlos Nobre como humorista foi crescendo cada vez mais no rádio. Ele chegou a escrever e interpretar nove programas por semana. O espaço nos estúdios da rádio era pequeno para o sucesso de público e de audiência. Nesta época, Carlos Nobre ingressava também nos jornais, através da coluna "Muro das Lamentações", que tinha no jornal A Hora. Em 62, passou a escrever na Última Hora e em 64 na Zero Hora.
Em 68, com o fim do programa Campeonato Em Três Tempos, Carlos Nobre passou quatro meses no centro do país, atuando em programas da Tv Excelsior. Primeiro em São Paulo, no programa "Humor 62" dirigido por Procópio Ferreira e, em seguida, no Rio de Janeiro no "Times Square". Quando voltou para o Rio Grande Sul, passou a trabalhar para o Grupo Caldas Júnior, escrevendo para a Folha da Tarde e voltando a fazer, na Rádio Guaíba, o programa Jogo Bruto. Em 1975, Nobre retorna à empresa onde iniciou sua carreira, atuando novamente no rádio e no jornal.

Por Luiz Artur Ferraretto. (2)

Há duas décadas, quando o humorista morre, na tarde de 16 de dezembro de 1985, sua popularidade é tanta que a notícia ganha amplos espaços nos meios de comunicação. De fato, no Sul do país, há muito Carlos Nobre identificava apenas aquele gaúcho natural da cidade de Guaíba, que escrevia na penúltima página do jornal Zero Hora, participava em quadros humorísticos na Rádio Gaúcha e aparecia no Jornal do Almoço, da RBS TV.

VOZES DO RÁDIO (PUCRS). (3)

Carlos Nobre faleceu em sua casa, vítima de uma parada cardíaca. Seu corpo foi velado na Assembléia Legislativa do Estado onde estavam presentes a viúva, Virgínia Vargas Villalobos, e seus dois filhos, José Evaristo e Marco Antonio. Além da família, centenas de amigos, colegas de profissão, intelectuais, políticos e boêmios da noite porto-alegrense compareceram para reverenciar o talento e o humor dos trabalhos de Carlos Nobre.

Por Luiz Artur Ferraretto. (2)

Hoje, em tempos de humor forçado e de improviso, muito freqüente no Rádio em freqüência modulada, a ausência de Carlos Nobre e de seus personagens parece justificar um epitáfio criado por ele, nos anos 70, em tom de sátira, para o túmulo dos humoristas: “Aqui jaz uma gargalhada cercada de choro por todos os lados”.

Por Edegar Soares. (1)

Livros de humor escritos pelo Humorista

• Vale a pena rir de novo, Martins & Andrade, Dezembro de 1989.
• Nobre do princípio ao fim, L & PM, Coleção Humor Vol. 2, 1976.
• Nobre e outras boas, Mercado Aberto, 1985, Série Rindo às Pampas, Vol. 5

Livros Relacionados:

A guerrilha do riso: Carlos Nobre x  ditadura militar brasileira / Marco Antônio Villalobos. – Porto Alegre: Mercado Aberto, 2000, 232 p.; 14 x 21 cm.

40 Anos de Humor: a história contada pelos chargistas e humoristas de Zero Hora desde 1964 / Edição e Seleção [ de ] Altair Nobre. – Porto Alegre : RBS Publicações, 2004. 120p.; il. ; 21x21 cm.
Seleção de charges e frases de humor publicadas no Jornal Zero Hora de autoria de Carlos Nobre, Elias Fraga, Iotti, Luiz Fernando Verissimo, Marco Aurélio, Moa, Rekern, Renato Pereira, Sampaulo.


Alguns prêmios recebidos por Carlos Nobre, Cidadão Emérito de Porto Alegre (1982).  (1)

Troféu Aladim - Melhores da Semana TV Piratini - 1963 

Troféu Kikito 

Troféu J. Bronquinha - Jornal Última Hora -
Programa Humorístico - Campeonato Três tempos – 1963. 

Troféu Negrinho do Pastoreio - Aos melhores da Rádio Gaúcha -
(Secretaria de Turismo do Governo do Estado - RGS - Projeto Comunicação 1977/1978). 

Troféu Rádio Gaúcha 50 anos
(reconhecimento a José Evaristo Villalobos Jr. – 1977). 

Troféu Comunicação Honra ao Mérito - RBS

Troféu Jeca Tatu - Zero Hora -
(programa humorístico de rádio )
Campeonato em três tempos - Rádio Gaúcha

Troféu Kronica – Jornalismo em faixa especial
(destaque Humorismo Nacional – 1981).

Medalha Cidade de Porto Alegre ( Carlos Nobre ) - 1981 - (condecoração feita pelo Senhor Prefeito Guilherme Villela).

Medalha Reconhecimento de Guaíba: “O reconhecimento de Guaíba para aqueles que fazem da arte
a divulgação da nossa terra . “Dr. Sólon Tavares ( Prefeito ) – Outubro de 1982”.

Troféu Destaque - Super Fico Perusso - 1984/1985.

Carlos Nobre sempre teve uma relação afetiva com os proprietários e funcionários do Restaurante Copacabana localizado em Porto Alegre. O mestre da graça ganhou a sala Carlos Nobre. Com o mesmo destaque especial, a Churrascaria Galpão Crioulo ( Parque Maurício Sirotsky Sobrinho ) eternizou a imagem do jornalista através do seu Busto. 

Além disso, podemos destacar a iniciativa do Vereador Raul Casa durante a gestão do Prefeito Alceu Collares a qual criou a Rua Carlos Nobre, localizada no bairro Aberta Morros (91751-860 - Porto Alegre). Seu local de nascimento também reconheceu o trabalho do Humorista através do Museu Histórico Carlos Nobre e da Rua Carlos Nobre (92500-00 – Guaíba).

FONTES:

Edegar Soares,
http://recantodasletras.uol.com.br/homenagens/318503 (1)

Luiz Artur Ferraretto,
http://www.carosouvintes.org.br/blog/?p=3600 ,
CARLOS NOBRE, O ÚLTIMO GRANDE HUMORISTA DO RS (2)

www.pucrs.br/famecos/vozesrad/nobre.htm
PROJETO VOZES DO RÁDIO PUCRS FAMECOS CARLOS NOBRE (3)

 
Design by Tagline.net